Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Em 2016 das 246 USF A só 14 transitam para B

29 agosto 2016

O Despacho n.º 6739-A/2016 prevê para o ano de 2016 a transição de 25 USF modelo A para modelo B com a seguinte distribuição: 12 na ARS Norte, 5 na ARS Centro, 4 na ARS LVT, 2 na ARS Alentejo e 2 na ARS Algarve .

Trata-se de um número dececionante, tendo em conta as centenas de USF modelo A que pretendem a transição para modelo B, estando assim ao arrepio das expectativas e do discurso politico que enaltece a reforma dos cuidados de saúde primários.

As informações veiculadas na reunião ocorrida no Ministério da Saúde a 27 de julho de 2016 foram ainda mais  surpreendentes quanto à boa execução do referido despacho, tendo de imediato justificado o protesto e sérias preocupações e contestação manifestadas pela Delegação do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) aí presente.

O SIM, confrontado com a transição de modelo A para B de apenas 14 USF das 25 previstas (12 na ARS Norte , 1 na ARS Centro, 1 na ARS LVT, 0 na ARS Alentejo e 0 na ARS Algarve), tomou a liberdade de solicitar ao Secretário de Estado da Saúde os esclarecimentos que representam o incumprimento do disposto legal do Despacho em análise.

Por último questionou também o motivo pelo qual a transição das USF modelo A para B, ocorrerá apenas a 1 de outubro e não antes, questionando também sobre o número de unidades que transitaram para USF A até à presente data e quantas serão constituídas até ao fim de 2016.


  Ofício do SIM ao Secretário de Estado da Saúde



Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio