Alguns responsáveis e alguma comunicação social de hoje embandeiram em arco de a propósito de um esperado incremento da visitação domiciliária pelos médicos dos Centros de Saúde, relacionando tal facto com as Unidades de Saúde Familiar e o pagamento à peça das consultas domiciliárias aos médicos dessas unidades funcionais. Andou muito bem a Senhora Ministra da Saúde ao contrapôr em declarações radiofónicas que muitos e muitos Médicos de Família as fazem desde há muitos anos e em muitos locais do país, e sem qualquer contrapartida financeira.
O Sindicato Independente dos Médicos não pode deixar de lembrar que a visitação e consulta domiciliária pelo Médico de Família fazem parte, desde sempre, do conteúdo funcional da Carreira Médica de Clinica Geral. O que acontece é que essa actividade, única nas carreiras médicas, comporta riscos acrescidos. Desde os acidentes em serviço, relutantemente aceites e reparados pelas administrações quando ocorrem, aos bairros sociais problemáticos em que pessoas e bens ficam em risco, a tudo muitos médicos se sujeitam. Sem qualquer compensação acessória. Merecida e justa, mas que a não ser generalizada implica um tratamento e reconhecimento discricionários para profissionais com o mesmo conteúdo funcional e responsabilidade
Sindicato Independente dos Médicos
Notícias
CONSULTAS MÉDICAS DOMICILIÁRIAS E A DESMISTIFICAÇÃO NECESSÁRIA
8 abril 2008
Partilha