Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Crise Financeira fecha acesso dos doentes aos Hospitais

02 março 2011

Já se imaginava que os CA dos Hospitais teriam que restringir o acesso dos doentes para controlar a despesa.

O que não imaginávamos é que o explicitavam sem vergonha e sem medo, de forma directa e crua.

Simédicos teve acesso a um ofício da Sra. Directora Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE, Dra. Maria João Pais, à Sra. Directora do Serviço de Gestão de Doentes, Dra. Isabel Cabral, onde se transmite a decisão da Direcção Clínica de recusar todos os pedidos de primeira consulta para doentes cuja residência se encontra fora da área de influência daquele Centro Hospitalar.

A justificação para medida tão drástica e tão restritiva no acesso ao SNS é o elevado tempo médio de resposta do CHLO às primeiras consultas e as restrições financeiras recentemente impostas.

Ora Simédicos investigou a coisa e descobriu que os Directores de Serviço não foram ouvidos e que em muitos serviços e especialidades não há lista de espera para primeiras consultas.

Se a moda pega lá vamos ver os médicos a pedirem aos doentes para arranjarem uma morada que encaixe na sua necessidade de assistência ou ficam de braços cruzados, principalmente nas especialidades cirúrgicas.

Mais grave é a percepção de cada Hospital EPE é uma quinta e que decide unilateralmente sem atender ao todo e aos direitos legais e constitucionais dos doentes.

Ofício da DC Link

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio