Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Verdade ou Consequência!

16 junho 2011

O Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), instrumento de inegável conteúdo e impacto políticos, provocou o alvoroço do costume.

Recordemos que o OPSS é uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública, o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra e a Universidade de Évora e tem o patrocínio explícito da Fundação Calouste Gulbenkian. Tudo entidades de peso e de prestígio.

Quanto aos autores do Relatório encontramos Ana Escoval, Manuel Lopes, Pedro Lopes Ferreira (Coordenação Executiva), Constantino Sakellarides (Coordenação Científica), uma extensa equipa técnica de investigadores e a “colaboração especial” de Elaine Pina, Jorge Correia Jesuíno, José Carlos Lopes Martins, José Reis, José Melo Cristino, Manuel Carvalho da Silva, Paulo Espiga, Pedro Pita Barros, Suzete Cardoso e Tânia Barros.

Acresce que os “Investigadores Fundadores” do OPSS são Ana Escoval, Cipriano Justo, Constantino Sakellarides, Jorge Correia Jesuíno, Jorge Simões, José Luís Biscaia, Manuel Schiappa, Paulo Ferrinho, Pedro Lopes Ferreira, Suzete Gonçalves, Teodoro Briz, Vasco Reis e Victor Ramos.

Todo este elenco de nomes tem uma finalidade óbvia: criar espaço para perceber o que passou ontem no momento da apresentação do Relatório com a divulgação dos tempos de espera para cirurgia e para consultas externas hospitalares.

A diferença entre o escrito no Relatório e o afirmado, de forma ofendidamente escandalizada, pela ARS do Norte, tem que ter consequências.

Se for verdade o que diz o Relatório as Administrações Hospitalares e as ARS objectivadas no descalabro devem pedir imediata demissão.

Se for verdade o que diz a ARS Norte em conferência de imprensa, ladeado pelos CA dos Hospitais apontados, a OPSS fica definitivamente queimada e os seus responsáveis devem responder criminalmente por danos causados.

Infelizmente, estando em Portugal, nada disso se vai passar.

Em 2012 outro Relatório político nos espera sem que se saiba, ao momento, em quem acreditar.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio