Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Governo facilita entrada de medicamentos mais baratos

01 setembro 2011

A proposta de lei aprovada hoje cria um "regime de composição dos litígios emergentes de direitos de propriedade industrial quando estejam em causa medicamentos de referência e medicamentos genéricos", refere o comunicado do Conselho de Ministros.

Durante a reunião do Conselho de Ministros, o executivo decidiu aprovar um novo regime que determina uma "separação clara entre a autorização técnica de introdução do medicamento no mercado e a eventual necessidade de resolver conflitos em matéria de patentes".

De acordo com o comunicado, esta proposta de alteração destina-se a "criar melhores condições de acesso dos utentes a medicamentos a custos mais reduzidos e a conferir maior sustentabilidade ao Serviço Nacional de Saúde".

A medida, prevista no Programa do Governo, vai ainda "facilitar o acesso dos medicamentos genéricos ao mercado, contribuindo para o aumento da respectiva quota de mercado e consequente redução da factura em medicamentos".

O Governo esclarece ainda que a proposta de lei hoje aprovada visa respeitar os compromissos assumidos no Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Política Económica firmado pelo Governo Português com a "troika" internacional (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu

Notícia completa

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio