Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Exame de admissão à Ordem?

14 novembro 2011

Nortemédico Link, a revista da Secção Regional do Norte da OM, levanta a ponta do véu no seu número de Julho-Setembro de 2011: a Ordem dos Médicos estará a ponderar avançar com a criação de um exame de admissão para os licenciados em Medicina, na sequência do aumento exponencial de vagas nas diversas Faculdades e do aparecimento de novos cursos e novos modelos de ensino.

Segundo alerta o presidente da Secção Regional do Norte da OM, tendo entrado este ano 300 alunos para a FMUP, aquela instituição não sabe como os vai conseguir acantonar para assistir às aulas num anfiteatro com 150 lugares. Outro aspecto é o do acesso a uma Especialidade: já em 2012 deverão concorrer cerca de 2000 licenciados para cerca de 1600 vagas, uma oferta inferior à procura, obrigando a OM a encontrar um título para os médicos que não possuam qualquer diferenciação específica.

Pelo que, face às ameaças à qualidade da formação médica, a OM pondera a criação de um exame de admissão à Ordem ou, em alternativa criar um exame não obrigatório que confere aos médicos o certificado de qualidade da Ordem dos Médicos.

Compreende-se e comunga-se da preocupação da OM quanto à qualidade da formação médica... E ainda bem que as directivas nacionais e comunitárias apenas permitem a empregabilidade de médicos especialistas...

O Sindicato Independente dos Médicos tem para tal alertado, até pela sangria a que tem sido sujeita a comunidade médica potencialmente transmissora da riqueza de conhecimentos e experiência, numa debandada de aposentações.

Mas o que a Ordem dos Médicos parece esquecer é que existe uma Carreira Especial Médica única e que a qualificação, aquisição de graus e titulação está perfeitamente definida, pelo que este tipo de certificações muito dificilmente se compaginará com a realidade legal...

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio