Há cerca de 10 dias, a "hierarquia" informou a nossa USF que, a partir de 20 de Junho, seriam retirados os utentes que não tinham qualquer contacto com o Centro de Saúde nos últimos 3 anos.
A equipa arregaçou as mãos e toca, pró activamente, em contactar todos esses utentes para que ficassem de fora dessa limpeza.
Sábado de manhã desloquei-me ao Centro de Saúde e qual não foi o meu espanto quando constatei que os utentes já tinham sido retirados (fizeram-no de sexta para sábado) sem qualquer aviso e ao contrário do que os responsáveis tinham afirmado.
Pior que isto:
- Um utente que consegui que viesse à consulta na última sexta-feira depois de 4 anos de ausência (veio em cadeira de rodas por ser biamputado), tinha também sido retirado.
- Uma utente a quem fiz registos de Planeamento familiar no principio deste mês, após 3 anos de ausência, também tinha sido retirada.
(a todos estes utentes não é possível marcar nova consulta, aparecendo um aviso "utente não activo").
- Aos pedidos que nos têm chegado de marcação de consulta a de outros pacientes, já não conseguimos responder, porque são "utentes não activos"
O ESCANDALO ainda foi maior quando uma colega tentou marcar uma consulta para o primeiro mês de um RECÉM-NASCIDO e tal não foi possível (e tinha já tido uma primeira consulta): trata-se de um utente não activo. OS Srs DA ARS CONCLUÍRAM QUE ESTE RECÉM-NASCIDO NÃO FOI À USF NOS ÚLTIMOS 3 ANOS!!!!
Trata-se do desrespeito total pela gestão da nossa lista de utentes. Nem cumprem as regras que os próprios ditam.
Falar de contractualização depois disto???
Para médicos indiferenciados, tanto dá que a organização dos cuidados seja familiar ou individual.
Para uma equipa de especialistas e motivada, magoa e sentimos como desprezo. É esse o objectivo?
Vou fazer a minha primeira greve
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