O Sindicato Independente dos Médicos tem vindo a acompanhar os concursos vigentes de ingresso na área profissional de especialização do internato médico, não podendo assim deixar de expor a sua indignação e inexorável preocupação com os colegas médicos internos candidatos quer ao IM 2013-B quer ao IM 2012-A.
De facto, após a abertura do concurso especial de ingresso na área profissional de especialização do internato médico, designado por IM 2013-B, pela ACSS, os candidatos tiveram como prazo de inscrição o período de 2 de novembro a 8 de novembro de 2012, período este durante o qual cada candidato procedeu à sua candidatura sem que antecipadamente tivesse sido publicado o mapa de vagas de formação específica correspondente ao IM 2013-B.
Praticamente uma semana após o fim do período de inscrição, e apenas a uma semana da prova nacional de seriação os candidatos continuam sem saber quais as respectivas vagas a que concorrem. Este é um cenário marcado por uma falta de respeito por parte da ACSS para com os candidatos, que mais uma vez voltam a sentir que não conhecem as regras do jogo que estão a jogar.
É também de referir que, para preservar a equitatividade de opções neste concurso B, deverão ser atribuídas no mínimo uma vaga de cada especialidade, permitindo assim, a estes candidatos já lesados por sucessivos adiamentos burocráticos, não verem também a sua opção novamente atrasada, adiada ou inexistente.
Igualmente merece a nossa maior atenção o manifesto atraso da ACSS na publicação do mapa de vagas do IM 2012-A, uma vez que entre a publicação do mesmo e as datas de colocação dos candidatos aferidos por nota, deverá existir um período de reflexão que permita a cada um ponderar não só a opção da especialidade a escolher, enquanto escolha de vida profissional, mas também o local geográfico onde irá realizar a formação específica.
Assim, aguardamos atentamente a breve e correcta regularização da situação destes dois concursos por parte da ACSS.
- Ordem dos Médicos: tempos padrão para consultas em discussão pública12 fevereiro 2019A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com definições dos tempos de...
- SIM apela à Ministra da Justiça07 fevereiro 2019O SIM reafirma a sua preocupação quanto à situação que se vive no setor da saúde nas prisões e...
- Ordem dos Médicos condena declarações falsas que atentam contra a dignidade dos seus profissionais05 fevereiro 2019A Ordem dos Médicos condena as declarações proferidas pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros e...