Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

CHS.João - Porto: António Ferreira incendeia Serviço de Anestesiologia

19 julho 2013

Nova guerra no CHSJ, desta vez com a demissão da Directora do Serviço de Anestesiologia, e a recusa unânime, de Especialistas e Internos, em colaborar com a produção acrescida através do SIGIC e de trabalho extraordinário.

Motivo: a “reorganização”, levada a cabo ao arrepio dos médicos do serviço de Anestesiologia, dos cuidados de recobro ao encerrar uma parte da Unidade Pós-anestésica onde são tratados doentes mais graves no pós-operatório. A que acresce a transferência da competência em recobro e cuidados pós-operatórios para uma subespecialidade, que não a Anestesiologia.

Sendo esta última a especialidade que tem competência para o efeito, conforme consubstanciado nas recomendações dos diferentes organismos e sociedades internacionais, os Anestesiologistas receiam que tal possa por em causa a qualidade dos serviços de anestesiologia prestados e a segurança dos doentes, podendo ainda potencialmente acarretar custos acrescidos e eventual cancelamento de cirurgias por dificuldades na gestão do perioperatório de doentes que, não tendo indicação para Cuidados Intensivos, necessitem de cuidados diferenciados no pós-operatório.

Os Anestesiologistas do CHSJ receiam ainda que tal medida possa impedir de forma potencialmente irreversível as capacidades formativas e clínicas, exaradas em várias recomendações sobre as competencias dos médicos anestesiologistas, e que evidenciam o pós-operatório como valência integrante da formação na especialidade.

Ainda que sendo esta questão mais do foro técnico e deontológico que laboral, o SIM encara esta situação com enorme preocupação e alertou de imediato a Ordem dos Médicos para os factos em curso.

O SIM, manifestando desde já a sua disponibilidade para colaborar na resolução do problema, confia que o bom senso e o diálogo prevalecerão.

Últimos ConcursosVer Concursos

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio