Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Segurança e privacidade de dados clínicos vão ficar em risco!

27 março 2014

A partir do próximo dia 8 de Abril a Microsoft deixa de providenciar actualizações para o sistema operativo Windows XP, ou seja este sistema, que faz funcionar a grande maioria dos computadores que são utilizados pela maioria dos médicos e outros profissionais de saúde, nas consultas e exames, em Centros de Saúde e Hospitais, e onde são armazenados todos os dados clínicos, vai ser descontinuado.

É sabida a vulnerabilidade a intrusões informáticas do Windows XP, vulnerabilidade essa que ia sendo colmatada pelas sucessivas actualizações de segurança que a Microsoft providenciava.

A solução é a migração de todos os aparelhos para sistemas operativos mais recentes e menos falíveis, cuja escolha será sempre condicionada para interconectividade com os vários programas e plataformas informáticas da Saúde, e algo que as grandes empresas e grupos económicos já estão a fazer aceleradamente.

Estará o Governo de Portugal a pensar em reinvestir alguns dos muitos milhões economizados (dizem que pela boa gestão… mas isso é algo do qual profissionais e utentes são descrentes), em garantir a segurança dos dados clínicos dos cidadãos?

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio