Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Hospital Pedro Hispano - médicos da Cirurgia não acatam arbitrariedades

03 abril 2014

Os médicos do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Pedro Hispano, no dia 1 de Abril de 2014, viram-se confrontados por e-mail enviado pelo Diretor de Serviço Professor Taveira Gomes com uma pretensa reorganização de horários e de Serviço, elaborada por uma empresa de nome Adjust Consulting.

Tal empresa, por certo paga principescamente mesmo em tempo de austeridade e fazendo o que responsáveis da ULSM deveriam saber e querer fazer, esquece desde logo que não está a lidar com “colaboradores” mas sim com elementos de uma Carreira Especial, a Carreira Médica, balizados por legislação laboral geral e específica, no caso concreto por Acordos Coletivos de Trabalho. São ignorados os limites imperativos diários e semanais do trabalho médico, são ignorados tempos de descanso, são ignoradas Directivas Europeias, são ignoradas as normas basilares e trabalho em equipa.

Estas alterações terão uma repercussão grave na qualidade dos cuidados de saúde. Destroem a coesão do Serviço. Destroem a essência do trabalho médico. A formação técnica e científica de todos os médicos, principalmente dos Internos em Formação Especifica fica altamente comprometida. Os programas de formação dos Internos dificilmente serão executados e consequentemente a idoneidade do Serviço será questionada.

Pelo que a metodologia e o conteúdo destes documentos foram rejeitados em bloco pela generalidade dos Médicos do Serviço de Cirurgia, que apelam no entanto a um diálogo efetivo e honesto dos interessados, se necessário com o enquadramento das associações sindicais médicas.

 

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio