Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Gato por lebre em Castelo de Paiva

20 abril 2014

No CS de Castelo de Paiva, integrante do ACeS Tâmega II – Vale do Sousa Sul, o Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) mantem-se em funcionamento aos fins-de-semana e feriados, das 13 às 20 horas, apenas com 1 médico durante este período de trabalho.

A situação já foi anteriormente contestada mas nunca resolvida, porque foi considerado injustificável um reforço da equipa médica tendo em conta apenas o número de utentes atendido.

O certo é que estando aberto, como dista uns bons 25 Kms de Penafiel, e a cerca de uma hora de distância dado que as ligações se fazem por estradas regionais muito movimentadas e perigosas, tem um número significativo de casos complicados tal como se tratasse de um verdadeiro serviço de urgência, apesar de ter uma população reduzida. Para além das doenças agudas e de agudização das crónicas, tudo o que é acidente, de viação, domestico ou outro, passa primeiro pelo SASU. Com frequência são necessarios a pequena cirurgia, o ECG e o desfibrilhador e quando tal acontece os doentes acumulam-se mas têm de ser atendidos pelo único médico que lá está.

É uma fonte de stress e risco profissional para aquele médico, mal apoiado, e porventura até com menos preparação e experiência porquanto são os mais novos que têm de assegurar o serviço (e os mais convenientes para a Administração porquanto sendo menos graduados têm um valor remuneratório mais baixo).

Tão grave como isso é o risco em que se coloca a população, sujeita a um atendimento nestas circunstâncias em que está um médico sozinho a atender situações de urgência, contra toda a boa prática médica e organizacional deste tipo de serviços.

Como lhe compete, o Sindicato Independente dos Médicos vê-se obrigado a denunciar esta situação à Ordem dos Médicos e a pedir a sua intervenção

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio