Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Qualidade de cuidados médicos em risco no CHTMAD (Vila Real, Chaves, Lamego)

02 dezembro 2014

A carência crónica de médicos no Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD - Vila Real, Chaves, Lamego, Peso da Régua e ainda os Cuidados Paliativos de Vila Pouca de Aguiar) tem-se agudizado nos útimos tempos com a falta de médicos de Medicina Interna, os quais são obrigados a um incomensurável número de horas extraordinárias semanais. 

Tal, põe em risco médicos e doentes, podendo afectar a qualidade dos cuidados prestados e aumentando o risco de erro médico, para além de também ficar comprometida a formação específica dos médicos internos (igualmente assoberbados por urgências e mais urgências).

Assistimos mais uma vez à não contratação dos médicos necessários nos moldes definidos legalmente e através da abertura de concursos para as zonas mais carenciadas, tudo isto enquanto há instituições EPE que impune e publicamente fazem gala da contratação nominal directa!

O SIM Norte regista com agrado a tomada de posição pública e de denúncia da situação pelo Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, fazendo votos de que tal atitude seja replicada relativamente a outras instituições.

Igualmente regista a disponibilidade dos médicos do CHTMAD para impedir o colapso da prestação de cuidados aos seus doentes, mas alerta-os para a inevitabilidade de, com tal atitude, estarem não só a incorrer em riscos profissionais mas também a contribuir para o perpetuar da situação agora denunciada.

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio