Hospital da Feira - Comunicado conjunto OM e Sindicatos Médicos

20 janeiro 2015

Comunicado conjunto do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM), do Sindicato Independente dos Médicos (SIM Norte) e do Sindicato dos Médicos do Norte/Federação Nacional dos Médicos (FNAM) relativo à visita ao serviço de urgência do Hospital de São Sebastião/Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), em Santa Maria da Feira, realizada na passada sexta-feira, dia 16 de Janeiro de 2015.

NOTA DE IMPRENSA DIRIGIDA À COMUNICAÇÃO SOCIAL ( ler na íntegra )

A visita a este serviço de urgência confirmou as informações e denúncias que são do conhecimento público há muitos meses e que já tinham motivado alertas sucessivos ao Conselho de Administração do CHEDV, à ARS Norte e à ERS. Foi possível verificar que a urgência do Hospital de São Sebastião não cumpre minimamente os critérios exigíveis a uma urgência médico-cirúrgica, e que tem um quadro médico dedicado de urgência geral claramente insuficiente para as necessidades da população de referência.

As equipas médicas de urgência estão claramente desfalcadas, estando a funcionar com cerca de 50% do número de médicos que seria necessário. O mesmo acontece com os outros profissionais de saúde, o que agrava ainda mais a situação.

Com uma média de 300-400 doentes nas 24 horas, e apesar do desempenho excepcional dos médicos e de todos os outros profissionais de saúde (enfermeiros, assistentes administrativos, e assistentes operacionais – maqueiros e auxiliares de acção médica), os tempos de espera, determinados pela triagem de Manchester, são clinicamente inaceitáveis.

O CRN da OM, o SIM Norte e o SMN/FNAM relevam publicamente a excepcional capacidade de trabalho dos médicos e dos outros profissionais de saúde. Graças a eles, e não aos responsáveis políticos, os serviços de urgência têm, apesar de tudo, conseguido evitar verdadeiras catástrofes no âmbito da saúde pública.