Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Concursos e Júris - Carta Aberta do SIM

25 fevereiro 2015

Os Concursos são um pilar fundamental da Carreira Médica e realizá-los com celeridade é um imperativo ético. A sua suspensão durante 7 anos foi das mais fortes machadadas desferidas na Carreira Médica.

Sem concursos não há progressão, diminui-se a exigência e fomenta-se o nepotismo e o compadrio.

Os concursos são públicos e é graças aos Sindicatos Médicos, que disso nunca abdicaram em sede de negociação colectiva e sindical, que a Ordem dos Médicos mantém um papel determinante no processo através da nomeação dos Júris.

O SIM tem exercido uma pressão constante (mas sem parangonas) junto do Ministério, da ACSS e da Ordem dos Médicos para agilizar os concursos.

Em todas as reuniões negociais o SIM coloca essa questão, e regularmente tem enviado ofícios a reafirmá-lo formalmente.

Repetida, e formalmente também, alertámos o Sr. Bastonário e os Presidentes das Secções Regionais da OM para este problema.

Na semana passada alertámos também os colégios da Especialidade da OM (excepto o de Cirurgia Pediátrica, que já tem o concurso concluído) para o problema e para as suas responsabilidades.

Não podemos responsabilizar apenas a ACSS e o Ministério da Saúde pelos atrasos e delongas que se verificam, quando há Colégios que não respondem atempadamente e quase que obrigam os órgãos dirigentes da OM a tomarem em mão as atribuições desses Colégios, sob pena de lhe serem questionadas as competências delegadas.

A participação em júris de concursos, faz parte do conteúdo funcional da Carreira, e é um desígnio ético e uma obrigação, até porque quantos mais forem os Consultores mais força teremos para acabar com a vergonha escandalosa de lhes ser roubado no salário o que lhes é devido (e porquanto condizente com a sua responsabilidade acrescida enquanto consultores).

COMUNICADO DO SIM

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio