Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Descansos compensatórios: Diretores Clínicos responsabilizados pelo CRNOM

23 março 2015

Numa atitude serena e pertinente, plenamente coadunada com o papel que cabe á OM, e que o SIM não pde deixar de assinalar e de saudar, o Conselho Regional do Norte da OM vem avisar os responsáveis de direito que não se podem eximir de responsabilidades na questão dos descansos compensatórios, e adverte que a situação é prudentemente comunicada ao Conselho Disciplinar.

E não podemos deixar de o fazer porque tal atitude coloca em sério risco a saúde dos doentes e dos médicos, prejudica a qualidade dos cuidados de saúde e aumenta de forma significativa a possibilidade de erro médico. De resto, o aumento do número de casos conhecidos de síndrome de exaustão relacionado com as condições de trabalho e o crescimento significativo dos casos de agressão verbal e física são um exemplo triste do reflexo no terreno de uma política de Saúde que não respeita os profissionais de saúde nem as pessoas doentes. 

Alguns CA parecem preferir continuar a exibir os seus “bons” indicadores de gestão com base nos “números” apresentados, menosprezando a qualidade e a dignidade das pessoas. E atropelando a legislação em vigor na Carreira Médica impondo aos médicos condições de trabalho que podem conduzir a uma violação grosseira da Ética Médica e do Código Deontológico.

Nesta medida, o CRN exorta todos os Directores Clínicos dos hospitais do Norte do país para que defendam e façam cumprir o respeito pelas boas práticas médicas, honrando a legislação em vigor relativa aos descansos compensatórios. Recordamos que, neste contexto, a prevenção de erros médicos e eventos adversos graves é também da sua responsabilidade.

Esta situação inaceitável vai, desde já, ser comunicada aos responsáveis da ARS Norte, I.P., aos Directores Clínicos de todos os hospitais do Norte e, como medida de prudência, ao Conselho Disciplinar do Norte da Ordem dos Médicos. Isto, sem prejuízo de outras medidas que, no âmbito das suas competências, o CRN venha a tomar.

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio