Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

O SIM e os atrasos nos concursos

03 dezembro 2015

O SIM considera os procedimentos concursais como pilar da Carreira Médica. Foram alvo de negociação colectiva sindical e estão contemplados em ACT's específicos.

Mas os sindicatos não interferem no processo prático de formação e funcionamento desses júris. Tal responsabilidade cabe em partes iguais à Ordem dos Médicos e à ACSS.

O certo é que muitos médicos estão a ser prejudicados em termos de progressão pelos atrasos que ocorrem uma e outra vez.

Com a agravante de ter muito recentemente havido um árduo trabalho dos sindicatos médicos para que a legalidade fosse reposta e os médicos que obtiveram a categoria de assistente graduado fossem remunerados como tal. E acompanhado pela perseverante exigência junto do Ministério da Saúde de concursos com abertura regular. Trabalho sindical este, que é deste modo posto em causa.

Cada atraso que se verifica lesa os médicos em milhares de euros.

concursos abertos em 2012 e que 3 anos e 5 meses depois ainda não estão concluídos!  

Nesse sentido o SIM, através das suas Comissões Nacionais Especializadas, apelou formalmente e mais uma vez aos Colégios de MGF e de Anestesiologia da Ordem dos Médicos (entre outros hospitalares) para que se ponha cobro a esta situação, tanto mais que já foram lançados os procedimentos concursais de 2015.

Relativamente aos procedimentos concursais de 2015 o SIM interpelou as ARS do Norte e LVT sobre o inadmissível atraso na publicitação dos das listas definitivas de candidatos.

Mais de 300 dias depois de os médicos oponentes terem entregue a documentação exigida, não foi ainda tornada pública qualquer lista definitiva de candidatos, pelo que o SIM solicitou também junto da ACSS o maior empenho no solucionar do problema.

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio