Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

DN: Helicópteros do INEM inoperacionais o equivalente a 26 dias no ano passado

26 março 2017
DN: Helicópteros do INEM inoperacionais o equivalente a 26 dias no ano passado
No ano passado os helicópteros do INEM de Lisboa, Évora e Loulé estiveram inoperacionais por falta de médico o equivalente a 26 dias, juntando todos os períodos em que não puderam funcionar. Isto porque aqueles profissionais de saúde são prestadores de serviço e as escalas vão sendo preenchidas à medida das disponibilidades apresentadas. Em caso de emergência, se o helicóptero estiver indisponível, terá de ser acionado um de outra região ou então meios terrestres que poderão atrasar o tempo de socorro, alerta o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

"Esse período em que não há médicos, o helicóptero fica inoperacional. Se houver um acidente e, por exemplo, a vítima precisar de neurocirurgia que não existe no interior alentejano poderá demorar de ambulância até Lisboa três a quatro horas. No helicóptero poderiam ser possivelmente 40 minutos. Têm de se criar condições para que todas as pessoas se sintam seguras. O facto de o sul do país ter grande carência de médicos e especialidades que não existem, faz com que seja mais difícil a prestação de cuidados", afirma Armindo Ribeiro, representante do SIM no Alentejo.

Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do SIM, reforça: "Não podemos ter um serviço de emergência suportado por prestadores de serviço e escalas que um mês ou 15 dias antes tenham 25% dos dias por preencher. Não é admissível que existam colegas com turnos de 36 e 48 horas de trabalho, períodos que não são desejáveis em qualquer serviço. Defendemos que o INEM deve tomar medidas para que os médicos trabalhem formalmente para o INEM. Só dessa forma é que se pode garantir qualidade. O SIM vai pedir à Ordem dos Médicos que avalie os possíveis efeitos da indisponibilidade de meios".

Ler mais em DN.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio