Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Concurso de Internato Médico 2017 e escolhas FE

25 junho 2017
Concurso de Internato Médico 2017 e escolhas FE
Comunicado

Terminou no dia 20 de junho, e um dia antes do previsto, o procedimento de escolhas das especialidades referente ao concurso do Internato Médico 2017.

Conforme já se esperava, foram muitos os jovens colegas que não tiveram possibilidade de escolher uma vaga para realizarem a sua formação específica, situação que, apesar de não ser nova, se tem agravado nos últimos 3 anos.

Este ano foram cerca de 360 os colegas que ficaram impossibilitados de escolher uma vaga, tendo o último a escolher tido uma classificação de 47% na Prova Nacional de Seriação. A estes somam-se os mais de 270 que optaram por rescindir o contrato ou não fazer uma escolha neste concurso.

Esta situação terá tendência a agravar-se no futuro, com o crescente número de jovens médicos a ingressar nos concursos e o "efeito bola de neve" causado pelo acumular de colegas sem especialidade e concorrem a concursos posteriores. Para além disto, a falta de incentivo por parte dos Governos para a retenção de Especialistas no SNS e aos Orientadores de Formação está também a contribuir para as quantidades crescentes de jovens médicos sem possibilidade de obterem formação específica.

Com esta situação estão a ser formados inúmeros médicos indiferenciados, o que pode ter impacto na vida das populações, pois a formação específica é essencial para garantir a qualidade assistencial por parte do Serviço Nacional de Saúde.

Torna-se então urgente a tomada de atitudes com vista à resolução em definitivo deste problema, e com medidas de fundo e a médio/longo prazo no planeamento da formação médica, e não só a correção pontual de uma ou outra situação.


A Comissão Nacional de Médicos Internos do SIM
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio