Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

JN: Entre quatro a cinco mil médicos especialistas em falta no SNS

30 junho 2017
JN: Entre quatro a cinco mil médicos especialistas em falta no SNS
A Ordem dos Médicos calcula que faltam entre quatro a cinco mil clínicos especialistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para cumprir o rácio de médicos por habitante aconselhado internacionalmente.

"Faltam milhares de médicos no SNS, vários milhares. Estamos a fazer um trabalho de fundo para saber quantos faltam exatamente", afirma em entrevista à agência Lusa o bastonário Miguel Guimarães.

Cerca de 45 mil médicos estão registados na Ordem e trabalham no SNS 27.900, mas, destes, dez mil clínicos estão em formação interna de especialidade. Significa que, na prática, há cerca de 18 mil médicos especialistas a trabalhar no SNS.

"Dezoito mil médicos especialistas daria 1,8 médicos por mil habitantes. Este número é claramente insuficiente. Para atingirmos aquilo que seria a média indicada pela OCDE precisávamos, seguramente, de cerca de mais quatro ou cinco mil médicos especialistas dentro do SNS", explica o bastonário.

Todos os hospitais necessitam de mais médicos, mas, segundo Miguel Guimarães, há situações "caóticas e assustadoras". No hospital de Vila Real, por exemplo, há 11 anestesiologistas quando deviam estar no quadro 41 médicos desta especialidade.

Ler mais em JN.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio