Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Exames sem papel: SPMS comunica ao SIM intenção de acolher as suas sugestões

28 agosto 2017
Exames sem papel: SPMS comunica ao SIM intenção de acolher as suas sugestões
No inicio deste mês o SIM interpelou e alertou a SPMS sobre questões que o projeto "Exames sem papel" desde logo levantava.

Recebemos hoje uma resposta da SPMS, da qual se destaca:

Não é de todo pretensão da SPMS, e, nomeadamente do projeto «Exames sem Papel», que os Médicos do SNS efetuem a validação de resultados sem a presença do utente em consulta. E intenção da SPMS com esta primeira fase de desmaterialização que a informação de resultados de um MCDT acompanhe os utentes e os profissionais de saúde por todo o SNS.

A desmaterialízação dos resultados não impede, nesta fase, a existência dos mesmos também em formato papel. Contamos a breve trecho ter resultados estruturados e que os mesmos migrem automaticamente para SCLÍNICO CSP tal como é indicado no ofício enviado por vossas excelências.

Dada a pertinência da sugestão por vós colocada quanto à necessidade de informar o utente deste ter que deslocar a uma consulta presencial com o seu médico de família para avaliação dos resultados dos seus exames, informaremos os utentes, por meios digitais e demais veículos informativos, quanto à manutenção da necessidade de o mesmo ter que comparecer a uma consulta médica. Tomaremos em linha de conta a inclusão desta informação no modelo de requisição em futuras alterações.


O SIM congratula-se com as intenções manifestadas e acompanhará atentamente este processo.


Resposta da SPMS
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio