Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Médicos denunciam insuficiências nos Serviços de Urgência do CHLC

31 agosto 2017
Médicos denunciam insuficiências nos Serviços de Urgência do CHLC
Na última reunião do Fórum Médico foi deliberado que, face à discriminação negativa de que os médicos são alvo (apesar de toda a dedicação e resiliência que permite que o SNS funcione) se começaria a publicitar as insuficiências do SNS.

As agora reportadas sobre os Serviços de Urgência do CH Lisboa Central (Hospital S. José - Ortopedia e Hospital D. Estefânia - Pediatria) são apenas duas de muitas.

Acompanhada pelas escalas e pelas orientações do respetivo Colégio de Especialidade da OM quanto à constituição das equipas de SU, recebemos pelo email a tal destinado esta denúncia do Hospital S. José.

A escala de urgência de Ortopedia do CHLC (com uma área de influência >350.000 habitantes) para o mês de Setembro em mais de metade dos dias apresenta apenas 2 elementos (1 especialista e 1 interno, frequentemente dos primeiros anos do internato) e na outra metade dos dias apresenta apenas 3 elementos (habitualmente 1 especialista e 2 internos, um dos quais frequentemente dos primeiros anos do internato).  Assim, num hospital central como o CHLC a escala de urgência de Ortopedia para o mês de Setembro, em termos quantitativos, não é constituída nem por metade dos elementos exigidos pelo Colégio de Especialidade, já para não falar do grau de diferenciação dos elementos que a compõem! Um perigo para os doente e para os médicos que apesar das múltiplas denúncias não tem solução à vista tendo-se agravado de forma insustentável para o mês de Setembro! Precisamos de ajuda urgente...

De igual modo recebemos um abaixo assinado dos Assistentes Hospitalares do Hospital D. Estefânia em que é afirmado e suportado circunstancial e objetivamente que:

Os Assistentes Hospitalares abaixo assinados, vêm por este meio reportar as suas preocupações com o atual estado do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Dona Estefânia, que comprometem a segurança dos seus profissionais e utentes.

Destas situações será dado formalmente conhecimento à Ordem dos Médicos e de igual modo ao CA do Centro Hospitalar Lisboa Central.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio