Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

INEM: ajustes diretos e modelo de concurso põem em causa contribuintes

03 janeiro 2018
INEM: ajustes diretos e modelo de concurso põem em causa contribuintes
Com o fim de 2017 terminou também o contrato de aluguer dos três helicópteros ao serviço do INEM.

O novo concurso para o aluguer de quatro helicópteros, autorizado pelo Conselho de Ministros em junho, só foi lançado em novembro de 2017.

O atraso do concurso, da responsabilidade do INEM, levou agora ao recurso a ajustes diretos para garantir os meios aéreos desde 1 de janeiro de 2018, com um custo de quase meio milhão de euros por mês.

O SIM entende que o recurso a este modelo se trata de uma enorme falta de respeito pelo dinheiro contribuintes.

Ainda mais incompreensível e escandaloso é este esbanjar de recursos quando o atraso é justificado pelo INEM com a incorporação de médicos e enfermeiros no contrato de aluguer de helicópteros.

De facto, o INEM passa a incorporar as equipas médicas no mesmo pacote dos helicópteros, como se de equipamentos ou mercadoria se tratassem, ignorando a importância da existência de equipas estáveis e altamente qualificadas e diferenciadas para a função a desempenhar.

Como culminar de todo este processo desastroso, constata-se ainda que o novo concurso poderá vir a colocar em causa a qualidade e segurança dos cuidados de emergência médica prestados aos cidadãos que venham ser doentes críticos, uma vez que os níveis formativos exigidos às empresas candidatas ao novo concurso baixam brutalmente no que se refere às equipas médicas.

Por fim, é de lamentar ainda que o governo não responda à proposta do SIM para o aumento progressivo de médicos no INEM, erradicando as empresas prestadoras de serviços e implementando a Carreira Médica, com os seus procedimentos concursais e progressão, para os Trabalhadores Médicos que exercem a sua atividade no INEM.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio