Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Concurso para Médicos de Família foi aberto. E os especialistas dos hospitais?

21 fevereiro 2018
Público: Concurso para Médicos de Família foi aberto. E os especialistas dos hospitais?
O tão esperado concurso para a contratação de 110 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar vai finalmente avançar, mas ainda não há luz verde para a colocação dos mais de 700 jovens que concluíram em 2017 o internato nas especialidades hospitalares e de Saúde Pública.

Apesar dos atrasos, com este concurso o ministério abriu vaga para todos os médicos que acabaram a especialidade de Medicina Geral e Familiar em 2017. O mesmo não podem dizer os jovens especialistas da área hospitalar.

"Ainda bem que abrem finalmente estas vagas, mas isto é uma injustiça, é uma aberração”, reage o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães. O problema, argumenta, é que há jovens médicos que terminaram os internatos em especialidades hospitalares e que estão à espera da abertura de concurso "há quase um ano".

"Os médicos já não acreditam no ministro da Saúde”, afirma o bastonário que diz que deixou de acreditar, como aconteceu no passado, que a responsabilidade por este impasse deva ser atribuída ao ministro das Finanças.

Além da OM, também os sindicatos do setor têm-se desmultiplicado em críticas aos atrasos na abertura destes concursos, até porque o ministro da Saúde tinha assegurado, no início de janeiro no Parlamento, que os procedimentos iriam ser abertos "dentro de dias”.

Segundo o Sindicato Independente dos Médicos, pelo menos 200 dos cerca de 700 médicos recém-especialistas hospitalares já terão saído para o estrangeiro, para o setor privado ou para parcerias público-privadas, desistindo de aguardar pela abertura de concursos.

Notícia completa em Público.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio