Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Comunicado da Comissão Nacional de Saúde Pública

21 outubro 2018
Comunicado da Comissão Nacional de Saúde Pública
2ª REUNIÃO
(Coimbra, 20 de outubro de 2018)


A Comissão Nacional de Saúde Pública (CNSP) reuniu, pela segunda vez no decurso do presente triénio 2018-2021, em Coimbra, dando cumprimento à sua programação em termos de reuniões presenciais.

Foram abordados todos os assuntos constantes da ordem de trabalhos, incluindo o ponto relativo às informações gerais, em que foi feita uma breve análise da situação, decorridos 5 meses da última reunião.

Constatou-se que a quase totalidade dos problemas identificados se mantêm inalterados – nomeadamente, e uma vez que resultante da inação político-legislativa, a atribuição do suplemento remuneratório devido, desde 2009, aos médicos de Saúde Pública que exercem o poder de Autoridade de Saúde.

Verificou-se um aumento de 15%, relativamente a fevereiro do corrente ano, no número de sócios de Saúde Pública inscritos no SIM, tendo este facto merecido o regozijo por parte de todos os presentes. A CNSP continuará a envidar todos os esforços no sentido da sensibilização de especialistas e internos da especialidade e da cativação de novos sócios. A divulgação das atividades da comissão, nomeadamente através do sítio institucional do SIM, é uma das estratégias-chave.

Relativamente às juntas médicas de incapacidade permanente, atividade com uma finalidade burocrático-administrativa (benefícios sociais e fiscais) e responsável pela exaustão dos parcos recursos dos serviços operativos de Saúde Pública, foi comunicado o resultado de reunião decorrida a 24 de julho do corrente ano, em que participou o SIM, nas pessoas do seu Secretário-Geral, de membro do Secretariado Nacional e de membro da CNSP, em representação do Presidente da CNSP. O SIM reitera o previamente sugerido, por ocasião da primeira reunião da CNSP, em maio, e de reunião decorrida em junho do corrente ano na Direção-Geral da Saúde, de criação de um centro de avaliação médica para benefícios fiscais e sociais, que também inclua a avaliação médica de condutores.

Foram, ainda, objeto de análise o registo biométrico de assiduidade - que acarreta constrangimentos para os médicos de Saúde Pública, decorrentes da sua atividade em contexto comunitário e populacional -, bem como o regime de trabalho destes médicos e, designadamente, dos que exercem o poder de Autoridade de Saúde. É entendimento da CNSP que deverá ser dada a possibilidade, a todos os médicos de Saúde Pública, em regime de disponibilidade permanente, de isenção de horário, atento o previamente exposto e o facto de não apresentar externalidades orçamentais.

Dentre os restantes temas debatidos, destacam-se o novo regulamento de proteção dos dados pessoais e o pagamento de suplemento remuneratório a orientadores de formação da área de exercício profissional médico de Saúde Pública. No respeitante ao primeiro, a CNSP manifesta a sua apreensão quanto a obstáculos ao acesso a dados clínicos individuais (em vida e post mortem), uma vez que sendo um instrumento de primordial relevância epidemiológica/de exercício profissional; quanto ao pagamento do suplemento remuneratório aos orientadores de formação, à semelhança das USF modelo B, considera a comissão que a sua atribuição, independentemente da área de exercício profissional e do modelo organizacional, se trata de uma reivindicação da mais elementar justiça.

A CNSP endereça aos membros do Governo da área da Saúde, recentemente nomeados, votos institucionais de sucesso, em prol do SNS e dos cuidados de saúde dos portugueses. Aguardamos, interventivamente, a satisfação das legítimas aspirações dos médicos de Saúde Pública, especialistas e internos da formação específica, reiteradamente manifestadas e sistematicamente ignoradas, decorridos mais de 10 anos da reforma da rede de cuidados de saúde primários.

Finalmente, a CNSP agradece ao Secretário Regional do Centro o caloroso acolhimento de que foi alvo nas magníficas instalações da delegação de Coimbra, bem como o muito diligente apoio administrativo em todo o processo.

A Comissão Nacional de Saúde Pública

Coimbra, 20 de outubro de 2018


Comunicado da Comissão Nacional de Saúde Pública
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio