Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

CHLO raciona colheitas de sangue aos doentes internados

06 novembro 2018
CHLO raciona colheitas de sangue aos doentes internados
Chegou ao conhecimento do Sindicato Independente dos Médicos que no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental os técnicos do Serviço de Patologia Clínica deixaram de colher as análises de sangue aos doentes internados todos os dias úteis, ao contrário do que era feito até aqui.

Assim, foi distribuído um calendário aos serviços de internamento onde estão indicados os dias em que é possível colher sangue, calhando a cada serviço apenas 2 ou 3 dias em cada semana. Mas, nos escassos dias em que são realizadas colheitas, estas podem ainda prolongar-se até às 13 horas (os doentes ficam a aguardar toda a manhã para se ser colhido sangue). É ainda referido por escrito, que em situações excecionais poderão não ser efetuadas colheitas de todo.

Esta situação claramente prejudica os doentes e a prestação de cuidados, atrasando o diagnóstico e/ou avaliação da situação clínica. De referir ainda que existem casos específicos em que é imperioso que as colheitas de sangue sejam efetuadas nas primeiras horas da manhã e que não estão a ser respeitadas.

Fica novamente patente o desinvestimento e a degradação progressiva do Serviço Nacional de Saúde causando constrangimentos graves no tratamento dos doentes e no funcionamento dos serviços hospitalares, sendo por isso fundamental não só a contratação de médicos, como a reposição das outras equipas de profissionais de Saúde.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio