Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: SNS tem de criar condições mais atrativas ou arrisca-se a ficar sem profissionais

28 novembro 2018
Público: SNS tem de criar condições mais atrativas ou arrisca-se a ficar sem profissionais
Público, 27 novembro 2018, Ana Maia

Se o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não conseguir criar condições mais atrativas, arrisca-se a ficar sem profissionais de saúde, alertou a presidente da administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA). Ana Paula Gonçalves referiu a situação da unidade que dirige que "tem escassez de médicos em quase todas as especialidades”.

Ana Paula Gonçalves, administradora do CHUA, afirmou que no caso do Algarve o "rácio de médico por cama é de 0,39”, valor que classificou de "muito pouco” para a resposta que precisam de dar à população. "Temos escassez de médicos em quase todas as especialidades. Também temos falta de enfermeiros e outra área complicada é a dos assistentes operacionais”, que assume ser difícil atrair "com os salários mínimos que pagamos”.

Ainda assim, a responsável referiu que os profissionais "conseguem resultados extraordinários”. Mas é preciso fazer uma mudança para assegurar que se mantêm no SNS. "As novas gerações querem carreiras, mas também outro tipo de projetos. Se não conseguimos criar condições mais atrativas, daqui a 20 anos não teremos ninguém no SNS”, alertou.

Artigo completo em Público.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio