Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Ministra da Saúde faltou à verdade e desrespeitou médicos do quadro do seu SNS

27 dezembro 2018
Ministra da Saúde faltou à verdade e desrespeitou médicos do quadro do seu SNS
A Ministra da Saúde faltou à verdade ao afirmar que a Maternidade Alfredo da Costa pagaria 500 euros por hora a médicos Anestesistas que se disponibilizassem a integrar a equipa de Urgência daquela maternidade durante o Natal.

Se tal proposta existisse, um médico que prestasse serviço nessas 12 horas ganharia em 12 horas o triplo do que ganha um médico do quadro do SNS durante um mês.

A senhora Ministra da Saúde conhecerá certamente o conteúdo do Despacho n.º 3027/2018, publicado no Diário da República a 23 de março de 2018, que estabelece o máximo de 26 euros por hora para contratação de serviços médicos e 29,21 euros por hora para zonas carenciadas.

Excecionalmente estes valores podem ultrapassar 35% nas cidades de Lisboa, Porto ou Coimbra ou 50% do valor de referência no caso das restantes áreas.

Ou seja, a Maternidade Alfredo da Costa nunca poderia contratar serviços médicos a mais de 39,43 euros por hora, tendo em conta a existência do limite estabelecido por este despacho.

As propostas de empresas de serviços médicos enviadas a alguns médicos Anestesistas para a prestação de serviços médicos de Anestesiologia na Maternidade Alfredo da Costa no período do Natal indicavam o valor de 37,75 euros por hora e 38 euros por hora, o que torna bem claro que é falso o valor anunciado pela Ministra da Saúde.

Salienta-se por fim que a senhora Ministra da Saúde manifesta um enorme desrespeito pelos médicos do quadro do seu Serviço Nacional de Saúde quando afirma que pagaria 500 euros por hora a prestadores de serviços médicos ao mesmo tempo que a maioria dos médicos especialistas do quadro do SNS ganham 9,27 líquidos por hora (regime de 40 horas) ou 7,89 líquidos por hora (regime de 35 horas).

A existência de propostas de hospitais privados que naqueles dias pagaram valores de cerca de 90 euros por hora deveria fazer refletir e agir a senhora Ministra da Saúde no que se refere à falta de atratividade do SNS, como bem alertou a Comissão Europeia num documento elaborado em colaboração com a OCDE e com o Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde:

«As remunerações do pessoal de saúde do SNS, nomeadamente dos médicos, são inferiores às do setor privado.

Os salários mais elevados praticados no setor privado incentivam médicos e enfermeiros a sair do SNS, ou mesmo a emigrar para outros países.»
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio