Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Até Manuel Alegre toca a rebate em defesa do SNS

16 janeiro 2019
Até Manuel Alegre toca a rebate em defesa do SNS
Público, 16 janeiro 2019, Manuel Alegre

Estive com António Arnaut até ao fim da sua vida na luta pela defesa do SNS, a maior reforma social da nossa democracia e uma causa de todos os que têm uma visão humanista e solidária.

Prometi-lhe que, dentro das minhas poucas possibilidades, tudo faria para o PS cumprir a sua obrigação histórica: uma nova Lei de Bases que restitua ao SNS os seus princípios fundadores e constitucionais.

Direito à saúde para todos, garantido pelo Estado através do SNS, que não pode ser colocado em pé de igualdade com o sector privado e o sector social.

Um SNS universal, de gestão integralmente pública, que se articule com as iniciativas privadas e sociais em termos de complementaridade e não de concorrência.

O SNS não pode continuar a ser drenado pelo sector privado, até não ser mais do que um serviço residual ou, como escreveu Arnaut, "um serviço público de índole caritativo para os mais pobres.”

O SNS perdeu muitos daqueles que foram os seus pioneiros e construtores. Uns por se terem reformado, outros porque foram para o privado. Faltam orientadores para os jovens médicos. Além do sub-financiamento crónico.

Eis o que não pode ser ignorado e tem de ser invertido, dignificando as carreiras e melhorando a remuneração.

Num dos seus últimos textos, António Arnaut lamentou o tempo perdido e manifestou a sua esperança de que todos os partidos dessem o seu contributo para uma nova Lei de Bases fiel aos princípios fundadores do SNS. Ainda estou a ouvi-lo ao telefone: "Faz o que puderes pelo SNS.”

Foi o que tentei. Mas a responsabilidade é de todos. O SNS é uma causa nacional.

Artigo completo em Público.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio