Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Comunicado: Situação dramática no Centro Hospitalar de Leiria

22 fevereiro 2019
Comunicado: Situação dramática no Centro Hospitalar de Leiria
O Secretariado Regional do Sindicato Independente dos Médicos - SIM/Centro, manifesta a sua maior preocupação pela situação dramática em que se encontra o Hospital de Santo André em Leiria (HSA).

O HSA foi projectado inicialmente para servir uma população de cerca de 250.000 utentes. Os sucessivos alargamentos na sua área de influência aos concelhos de Pombal, Alcobaça e mais recentemente de Ourém/Fátima, aumentou a população por ele assistida para cerca de 430.000 habitantes/utentes. A este incremento no número de utentes, não correspondeu o necessário e adequado reforço de dotações financeiras e de pessoal. Ao invés verificou-se a diminuição da capacidade assistencial e o encerramento de camas nos Hospitais de Pombal e de Alcobaça, com sobrecarga sobre o HSA.

O acréscimo de doentes foi sendo assegurado, por um número cada vez menor de médicos, que descontentes/exaustos pela sobrecarga de trabalho, não reconhecimento do seu esforço pelos órgãos de gestão competentes, assédio/perseguição laboral, optaram em número crescente, por procurar melhores condições laborais noutros locais.

A situação actual é dramática, com reflexo na qualidade do atendimento aos doentes. A falta de médicos no HSA, tem como consequência o não cumprimento do preenchimento das escalas médicas, de acordo com as normas vigentes (definidas pelo Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos), que escassas condicionam um pior e mais lento atendimento aos doentes, com o consequente aumento do risco de agravamento de situações clínicas menos complicadas.

Não pode o Secretariado Regional do SIM/Centro, deixar de reconhecer e louvar o trabalho dos Colegas do HSA, em prol da saúde da população que recorre a este Hospital. Manifesta ainda toda a sua solidariedade e compreensão pelos alertas que sucessivamente têm feito chegar aos órgãos de Gestão do Hospital de santo André, seja verbalmente, através de cartas individuais de escusa de responsabilidade clínica (pelas condições de trabalho), seja pela demissão pouco publicitada dos chefes de equipa de urgência deste Hospital público do Serviço Nacional de Saúde.

Coimbra, 20 de fevereiro de 2019

O Secretariado Regional do SIM/Centro

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio