Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Miguel Guimarães: Perdão e jejum Pascal

17 março 2019
Miguel Guimarães: Perdão e jejum Pascal
Observador, 16 março 2019, Miguel Guimarães

O Serviço Nacional de Saúde (SNS), que tanto honra Portugal a nível nacional e internacional, foi construído com o esforço, a dedicação e o empenho de todos os médicos. Mesmo em alturas de grandes constrangimentos e dificuldades, têm sido os profissionais de saúde os guardiães do nosso SNS, dando ao serviço público de saúde muito mais do que pode ser exigido a uma pessoa. Só esta dedicação à causa pública tem permitido evitar que a desorçamentação e degradação do SNS, com graves carências financeiras, infraestruturais, de equipamentos e de recursos humanos, não se tenha traduzido em maiores dificuldades e iniquidades ao nível do acesso e da qualidade.

Dessa forma, é lamentável e inaceitável assistirmos a uma ingratidão do poder político para com as pessoas que todos os dias tornam o SNS possível, evitando que as más políticas tenham um impacto mais gravoso no terreno. (...)

De que interessa afirmar que Portugal compara bem com os restantes países da Europa em termos de médicos por 1000 habitantes, quando a tutela tem sido incapaz de criar condições para que os médicos se mantenham no SNS? De que serve desvalorizar as propostas de contratos de outros países ou regiões, nomeadamente da Galiza, se a verdade é que muitos médicos continuam a procurar no estrangeiro projetos profissionais que deixaram de encontrar no SNS e se esses mesmos países reconhecem a qualidade excecional da formação em Portugal?

Artigo completo em Observador.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio