Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Ainda há dúvidas sobre os riscos do SNS?

20 junho 2019
Público: Ainda há dúvidas sobre os riscos do SNS?
Manuel Carvalho, Editorial, Público, 20 junho 2019

O estado do SNS é um dos principais problemas do país por estes dias. E é também um dos mais difíceis de resolver. É um problema que o Governo carrega, mas é também um problema do Estado e de toda a sociedade.

Custa a acreditar no cenário que a gravíssima falta de anestesistas e obstetras vai criar a milhares de mulheres grávidas que habitam em Lisboa. A possibilidade de os serviços de urgência obstétrica encerrarem durante o Verão é inadmissível num país europeu governado por uma coligação informal de partidos que coloca a qualidade dos serviços públicos na primeira linha das suas prioridades. A antecipação da falta de cuidados, especialmente consultas de rotina, de tempos excessivos de espera, de mudanças forçadas de hospital onde as mulheres são atendidas bastam por si só para se exigirem explicações sobre como foi possível chegarmos até aqui. E, principalmente, sobre o que pode e vai ser feito para evitar que esta ameaça não alastre.

O SNS está doente e não bastam os aumentos nas dotações orçamentais garantidas pelo Governo para que se reestabeleça. Vai ser necessário mais gestão e planeamento de recursos e ainda mais investimento público para travar a sangria de quadros médicos para o sector privado. Quando apenas 61% dos obstetras trabalham no sector público, torna-se obrigatório constatar que o Estado está a ter dificuldades em disputar o mercado de recursos humanos com os privados. Seja pelos salários ou pelas condições de trabalho, os médicos estão a afastar-se dos hospitais abertos a todos os cidadãos para prestarem serviço aos que têm mais recursos para pagar a sua saúde.

Artigo completo em Público.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio