Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: PPP de Braga contratou cinco obstetras este ano. O mesmo número de vagas atribuídas a todas as maternidades do Norte

23 junho 2019
Público: PPP de Braga contratou cinco obstetras este ano. O mesmo número de vagas atribuídas a todas as maternidades do Norte
Público, 22 junho 2019, Rita Ferreira

A ARS Norte contempla 13 hospitais, sendo que um deles, o Hospital de Braga, é uma Parceria Público Privada, o que significa que tem autonomia para contratar os médicos que entender necessários, definindo os valores que achar apropriados. Fonte oficial do Hospital de Braga revelou ao PÚBLICO que este ano "foram contratados cinco médicos da especialidade de obstetrícia”, que não faltam por isso especialistas e que "as escalas de urgência desta especialidade estão garantidas até ao final do contrato com o Estado”, ou seja, 31 de Agosto.

Isto significa que um único hospital público (com um grau diferente de autonomia) contratou tantos obstetras quantas as vagas abertas pelo Governo para suprir as necessidades das maternidades dos restantes hospitais da ARS Norte.

Não faltam obstetras, diz a Ordem dos Médicos

"Não é verdade e é uma questão matemática apenas.” É desta forma peremptória que o presidente do colégio de Obstetrícia da Ordem dos Médicos (OM), João Bernardes, reage às declarações da ministra da Saúde que afirmou que não são contratados mais médicos obstetras "porque não os há”.

Conclui João Bernardes: "Nem é preciso dinheiro para tudo, nem faltam médicos. Temos quase o dobro dos médicos necessários para suprir as faltas fora do SNS. E que ficam fora do SNS porque não são oferecidas condições mínimas. Porque se elas existirem, as pessoas ficam no serviço público.

Artigo completo em Público.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio