Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Urgência de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria também sem recursos humanos médicos

06 agosto 2019
Urgência de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria também sem recursos humanos médicos
A Obstetrícia do Hospital de Santa Maria tem escalas de urgência sem os mínimos aconselháveis durante o verão, mas o Serviço de Oftalmologia tem escalas sem os mínimos todo o ano.

A urgência é assegurada habitualmente por um especialista e um interno, inclusive do primeiro ou segundo anos, que evidentemente não equivale a um especialista. Adicionalmente, no período noturno, quando funciona a urgência metropolitana que inclui toda a região sul, do Algarve quase até Coimbra, mantêm-se os mesmos dois elementos.

Havendo uma cirurgia, a equipa vai operar, não restando ninguém para dar apoio no gabinete, ao contrário do que acontece com as equipas do Instituto Gama Pinto que fazem urgência no HSM e no H. São José, que funcionam com três elementos.

Esta situação é motivo de intenso desgaste e fadiga, porque são inscritos cerca de 100 doentes de Oftalmologia por noite, mesmo sem qualquer critério de urgência (verdes e azuis), obrigando os profissionais a estar sempre em alerta máximo. Em noites com uma ou duas cirurgias, a equipa ainda tem uma sala cheia de doentes para ver às 04:00 e 05:00 da madrugada.

Obviamente que estas equipas não são suficientes para fazer face a todas as ocorrências, mesmo com a contratação de vários profissionais externos, e propiciam o desgaste e a sobrecarga dos médicos.

O assunto já foi exposto à nova administração do hospital que pede "sacrifício”, sendo que o mesmo já dura há vários anos.

À semelhança dos Obstetras também os Oftalmologistas devem entregar minutas de desresponsabilização.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio