Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

CHMA - Famalicão: Urgência de Ortopedia sem médicos suficientes para a segurança dos doentes

11 agosto 2019
CHMA - Famalicão: Urgência de Ortopedia sem médicos suficientes para a segurança dos doentes
O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) tem sido alvo de várias denúncias relacionadas com a deficiente climatização das instalações, nomeadamente dos Blocos Operatórios e do Serviço de Urgência dificultando o trabalho dos profissionais de saúde e o bem-estar dos utilizadores. Aos alertas e pedidos de resolução desses problemas o Conselho de Administração responde com o silêncio. Mas não é apenas a esse nível que existem problemas.

Inúmeras exposições têm vindo a ser feitas, nomeadamente à Ordem dos Médicos e ao Conselho de Administração, no se refere à insuficiência de recursos humanos nas escalas de urgência de Ortopedia do Centro Hospitalar do Médio Ave, que são constituídas por dois elementos (quando o recomendado pelo Colégio da Especialidade para a população em questão é de três elementos), mas que na prática muitas vezes (ou a maioria) se resume a um elemento na totalidade das 24h de Serviço de Urgência ou parcialmente, havendo dias em que nenhum elemento está escalado, ficando o Serviço de Urgência do CHMA sem Urgência de Ortopedia nesses dias, o que implica que os doentes com necessidade de cuidados de Ortopedia tenham de ser transferidos para o Hospital de Braga e Hospital de São João, com a consequente sobrecarga dos respetivos Serviços de Urgência.

Ou seja, sendo um serviço classificado como Urgência Médico-Cirúrgica tal é um logro e aos doentes está a ser oferecido gato por lebre.

Ah, mas dizem que está tudo bem e o SNS até está melhor...
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio