Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Proteção na maternidade e na doença vs burocratização dos indicadores

21 setembro 2019
Proteção na maternidade e na doença vs burocratização dos indicadores
Em sede de Comissão Técnica Nacional e para acompanhamento / atualização / melhoria dos Índices de Desempenho Global (IDG) das Unidades de Saúde Familiar, o SIM propôs medidas de proteção na maternidade e na doença prolongada.

Foi assim proposta uma majoração do IDG para as USF que tenham médicas grávidas, em licença de paternidade ou de aleitamento, em valores a consensualizar.

Ao mesmo tempo foi proposta a não penalização do IDG por doença prolongada de um dos elementos da USF.

A propósito dos trabalhos desta comissão, o SIM tem chamado a atenção para a crescente burocratização e complexidade dos indicadores que consistentemente afastam as USF do objeto primordial: melhorar a qualidade dos cuidados e acessibilidade.

São conhecidas as muitas divergências do SIM, expressas em ata, e de que exemplificamos apenas duas pela sua importância: a imposição de um limite superior no indicador das consultas do dia, o que penaliza a boa acessibilidade ao seu médico de família e premeia o recurso aos serviços de atendimento complementar e serviços de urgência; e o denominado "Os internamentos hospitalares evitáveis".

Para o SIM não são aceitáveis e irá combatê-los sindicalmente.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio