Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Médicos sem especialidade estão a fazer urgências de obstetrícia no São Francisco Xavier

10 outubro 2019
Público: Médicos sem especialidade estão a fazer urgências de obstetrícia no São Francisco Xavier
Público, 10 outubro 2019, Ana Maia

A secção Sul da Ordem dos Médicos identificou nas escalas da urgência obstétrica do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, médicos que não estão inscritos no colégio da especialidade nem são internos de ginecologia/obstetrícia. Uma situação que não cumpre as regras definidas pelo colégio de ginecologia/obstetrícia da Ordem dos Médicos. O Centro Hospitalar Lisboa Ocidental afirma que esses clínicos estão limitados ao atendimento e não fazem cirurgias. A Ordem também identificou em vários hospitais do Sul do país equipas de profissionais abaixo dos mínimos definidos para este tipo de urgência.

Alexandre Valentim Lourenço, presidente da secção Sul da Ordem dos Médicos, disse ao PÚBLICO que identificaram na escala da urgência de ginecologia/obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, que pertence ao Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), "vários médicos que não estão inscritos no colégio da especialidade”. São clínicos contratados por empresas de prestação de serviço e que completam a escala da urgência.

"O colégio da especialidade tem indicações sobre a constituição das equipas da urgência. Em momento algum diz que pode ser um médico que não tenha a especialidade. Se é para fazer trabalho de especialista, tem de estar inscrito na especialidade”, defende o responsável. As regras do colégio de ginecologia/obstetrícia da Ordem dos Médicos definem que as equipas da urgência devem ter em presença física médicos especialistas de ginecologia/obstetrícia ou internos a fazer formação nesta especialidade. O número de elementos mínimos depende do número de partos anuais e do grau de diferenciação da maternidade.

Notícia completa em Público.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio