Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Expresso: Médicos não querem ir para o Garcia de Orta (e as razões são estas)

20 outubro 2019
Expresso: Médicos não querem ir para o Garcia de Orta (e as razões são estas)
Expresso, 19 outubro 2019, Vera Lúcia Arreigoso

A falta de pediatras está a obrigar o Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, a fechar a Urgência durante a noite — aconteceu no início da semana e até ao final do mês há mais quatro dias sem escalas completas — e o problema deverá manter-se. Administradores do hospital e tutela apressaram-se a anunciar a abertura imediata de vagas mas não há quem queira ir, e todos sabem. Os lugares à disposição têm ficado vazios, ali e noutros hospitais com Urgências sobrecarregadas.

"O Serviço de Pediatria tem 28 pediatras e o número ideal seria 38, basta lembrar que 13 deixaram este serviço nos últimos anos”, explica a administração do HGO. Sabendo isso, no último concurso para contratar especialistas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em maio, o Ministério atribuiu ao hospital quatro vagas em pediatria, o maior número em todo o país. Nenhum médico quis ocupar um lugar.

O Ministério age como se não existisse um problema, quando devia criar condições imaginativas para manter quem está e atrair os mais novos”, afirma Jorge Roque da Cunha, do Sindicato Independente dos Médicos.

Artigo completo em Expresso.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio