Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

SIM solidário com os médicos do Hospital Garcia de Orta

29 outubro 2019
SIM solidário com os médicos do Hospital Garcia de Orta
O SIM manifesta a sua solidariedade para com os chefes de equipa do serviço de urgência geral do Hospital Garcia de Orta que apresentaram hoje um pedido de ajuda à Ordem dos Médicos.

Tal como noutros hospitais é notória a falta de especialistas nos diversos serviços. Muitas urgências continuam abertas em condições altamente penosas e perigosas para o exercício da Medicina. Continuam abertas por solidariedade e respeito dos médicos para garantir os cuidados de saúde possíveis às populações que deles necessitam, pois muitos têm já idade para solicitar dispensa de trabalho noturno de Serviço de Urgência e a maioria já fez mais do dobro das horas extraordinárias previstas na legislação. São mais de 300 horas de trabalho extraordinário só este ano, o que configura cerca de 8 semanas ou 2 meses de trabalho a mais até Outubro. Louvável esforço não reconhecido pelas administrações e Ministério.

Este Governo tem a oportunidade de estancar a degradação da qualidade dos serviços públicos e tem o dever de garantir o acesso da população ao SNS de forma equitativa.
Tem de melhorar a sua gestão e valorizar o que tem de melhor que são os seus recursos humanos.
Não pode continuar a gastar mais de 100 milhões de euros em empresas de prestação de serviço médico ou a apostar na peregrina ideia de entregar os serviços de urgência às Misericórdias transformando o SNS numa manta de retalhos.

O Ministério da Saúde só conseguirá manter e atrair os médicos de que o SNS urgentemente precisa se melhorar as condições remuneratórias negociando uma nova grelha salarial.

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio