Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Ministério da Saúde mantém bloqueio à evolução das USF

27 novembro 2019
Ministério da Saúde mantém bloqueio à evolução das USF
Apesar do discurso do Governo de que é preciso reforçar os cuidados de saúde primários apostando no modelo das Unidades de Saúde Familiar (USF), mantém-se o bloqueio à evolução deste modelo.

De facto, várias USF aguardam desde há vários meses, algumas até desde há mais de dois anos, a transição para modelo B, tendo já o respetivo parecer técnico favorável para transição para modelo B. Só na ARS Norte há pelo menos 10 (dez) USF com parecer técnico favorável a aguardar transição para modelo B.

No dia 1 de fevereiro de 2019 foi publicado o Despacho n.º 1174-B/2019 que determina que durante o quarto trimestre de 2019 transitam até 20 USF do modelo A para o modelo B.

No entanto, em pleno quarto trimestre de 2019 continua por publicar o despacho que identifica as 20 USF que transitam do modelo A para o modelo B.

O objetivo do programa do XXII Governo Constitucional 2019-2023 de universalizar o modelo das USF a todo o país seguramente fica em causa com os persistentes atrasos nas transições para modelo B, ocorridos também durante o XXI Governo Constitucional 2015-2019.

De facto, todo o modelo das USF assenta na existência do modelo B. É conhecido que 90% das USF modelo A pretendem evoluir para o modelo B. O excelente desempenho das USF modelo A deve-se ao sobre-esforço dos profissionais que as integram, por manterem a expectativa de transição para USF modelo B.

Sem a existência de progressões regulares para modelo B, todo o modelo USF fica em causa.

A manutenção dos vários bloqueios à transição para modelo B levará à liquidação daquele que é considerado, nas palavras da Ministra da Saúde, "um dos melhores exemplos de inovação organizacional de que o país dispõe na administração pública”.

Acrescido às difíceis condições de trabalho, a ausência de publicação daquele despacho contribui ainda mais para a desmotivação dos trabalhadores médicos que tardam em ver reconhecido o seu esforço para a melhoria dos cuidados de saúde no SNS.

Por tudo isto o SIM apelou esta semana à Ministra da Saúde para a rápida reposição da normalidade com a imediata publicação do despacho que identifica as 20 USF que transitam do modelo A para o modelo B durante o corrente trimestre.


Ofício do SIM ao Ministério da Saúde
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio