Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Bastonário da OM alerta Diretores Clínicos

06 dezembro 2019
Bastonário da OM alerta Diretores Clínicos
Numa Carta Aberta aos Diretores Clínicos das instituições prestadoras de cuidados de saúde publicas, sociais e privadas, enviada no passado mês de Novembro, e na sequência das situações de incapacidade de funcionamento de vários serviços de urgência de Norte a Sul do país, o Bastonário da Ordem dos Médicos alerta os Diretores Clínicos (nomeados e não eleitos inter-pares) para a gravidade da situação e da qual não podem nem devem alhear-se.

E citamos:
A Ordem dos Médicos não pode ignorar que o desrespeito pelas regras de composição das equipas-tipo pode gerar situações de responsabilidade ética e deontológica. Como também não poderá deixar sem defesa todos os médicos que diariamente se veem confrontados com condições de trabalho que potencialmente violam as leges artis.

Os Diretores Clínicos são também responsáveis por garantirem a qualidade da medicina praticada, a segurança clínica dos doentes e médicos e o cumprimento das regras éticas, deontológicas e técnicas

A Ordem dos Médicos não pode deixar de apelar aos Diretores Clínicos que cumpram o seu papel de servir a causa pública e proteger a saúde dos cidadãos, não aceitando imposições hierárquicas que potencialmente possam constituir uma violação das leges artis, das regras éticas, deontológicas e técnicas, e denunciando as situações irregulares à Ordem dos Médicos.

Os Diretores Clínicos devem exigir o cumprimento de todas as regras. E, não sendo possível cumprir as regras por incompetência ou desinteresse de quem detém a capacidade de decisão política, não devem compactuar com condições de trabalho e técnicas deficientes que podem colocar em causa a qualidade da medicina praticada e a vida das pessoas.

Os médicos não podem continuar a ser "o bode expiatório" da falência do Sistema Nacional de saúde e, em particular, do SNS. As várias dimensões do síndrome de burnout já atingem demasiados médicos, com particular realce para a exaustão e a desmotivação. E o sofrimento ético é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia.

Carta do Bastonário da OM aos Diretores Clínicos
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio