Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Sul Informação: Chefes de cirurgia de Faro recusam trabalhar nas urgências a partir de 1 de janeiro

06 dezembro 2019
Sul Informação: Chefes de cirurgia de Faro recusam trabalhar nas urgências a partir de 1 de janeiro
Sul Informação, 5 dezembro 2019, Hugo Rodrigues

Os oito chefes de equipa da Cirurgia do Hospital de Faro vão deixar de fazer banco nas urgências a partir de dia 1 de Janeiro. A decisão dos médicos foi transmitida ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) numa carta com data de ontem, dia 4 de Dezembro, e justificada com a «persistência das actuais inaceitáveis e degradadas condições de trabalho no serviço de cirurgia».

Os oito cirurgiões fazem-se valer de «prerrogativas legais, nomeadamente o limite etário», que estipula que médicos com mais de 55 anos não podem ser obrigados a fazer urgências.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, que visitou hoje a unidade de Faro do CHUA, diz que os oito médicos «têm a total solidariedade da Ordem».

«Os colegas já não conseguem aguentar mais.  Os médicos, muitas vezes, estão a trabalhar sem a segurança clínica adequada, algo que não é nada aconselhável. O país, até por exemplos recentes, tem de garantir que haja a segurança clínica necessária, para que os doentes sejam tratados da melhor forma», disse Miguel Guimarães.

Em ambas as situações, está em causa a falta de condições de trabalho nas urgências, mas também a diferença nas remunerações dos médicos do quadro e dos médicos tarefeiros, «que chegam a ganhar quatro vezes mais» que os que trabalham a tempo inteiro, para fazerem o mesmo trabalho.

«Há mais de um ano que vimos chamando a atenção para a inexistência de condições de trabalho no serviço de urgência. Temos vindo a protelar esta decisão, porque sabemos que quem sofre, em última instância, são os doentes, mas há uma exaustão que põe em causa a qualidade do serviço prestado», ilustrou, por seu lado, Martins dos Santos, director do serviço de cirurgia do CHUA.

Artigo completo em Sul Informação.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio