Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Comunicado: Sindicatos reúnem com médicos do Hospital de Beja

20 fevereiro 2020
Comunicado: Sindicatos reúnem com médicos do Hospital de Beja
No dia 20 de Fevereiro o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) – realizaram uma reunião sindical no Hospital de Beja com os profissionais médicos.

A dificuldade em captar médicos é evidente, tal como se constatou este verão com o encerramento várias vezes do Serviço de Urgência de Obstetrícia, obrigando a que as doentes se deslocassem mais de 200 km.

Este sempre foi um hospital carenciado em termos de médicos, e outros profissionais de saúde, e os sucessivos Conselhos de Administração têm demonstrado incapacidade para atrair profissionais, pondo em causa os cuidados de saúde prestados à população. A carência de médicos vai ainda ser agravada nos próximos anos, dada a sua faixa etária.

Este é mais um exemplo da inabilidade deste governo em atrair médicos para zonas carenciadas e reflete uma gestão incompetente por parte de Conselhos de Administração inaptos para desempenhar a sua função.

Os sindicatos apelaram aos médicos para que estes não cedam a pressões que ponham em causa os cuidados prestados à população, pois a defesa do doente é a função primordial do médico. Que sejam respeitados o número e a especialização de elementos de escala de urgência de forma a evitar longos períodos de espera que as vezes põem em risco a vida e a qualidade de cuidados a prestar.

Exigem rigoroso inquérito para se identificar as causas do recente falecimento de doente na sala de espera e envia condolências à sua família.

O Ministério da Saúde não pode continuar indiferente e assistir a destruição do SNS.

O SMZS e o SIM recusam compactuar com políticas prejudiciais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), mantendo a sua postura de denúncia perante quaisquer condições que ponham em causa a qualidade da saúde e sugerem que sempre que que se justifique os médicos apresentem as minutas de isenção de responsabilidade por falta de meios.

20 de fevereiro de 2020

O Secretário Regional do SIM Alentejo
A Direcção do SMZS
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio