Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Hospital de São João desautoriza Diretora-Geral da Saúde?

12 março 2020
Hospital de São João desautoriza Diretora-Geral da Saúde?
Drª Graça Freitas em email para os presidentes das ARS em 10 de março de 2020:
Exmos. Senhores

Presidentes das ARS

Solicita-se a melhor atenção de V. Exas. para as questões equacionadas infra:

Os sistemas de registo biométrico são, por natureza e função, posicionados em locais estratégicos das unidades de saúde.

A sua localização está intrinsecamente ligada ao acesso às unidades de saúde e, consequentemente, em zonas identificadas como preferenciais para disponibilização permanente de solução antisséptica de base alcoólica (SABA).

Como reiterado por esta Direção-Geral, as medidas integradas em planos de contingência internos devem ser adotadas com gradualismo e proporcionalidade face ao risco de infeção por novo Coronavírus (Covid-19).

Ora, apreciando este contexto e o pressuposto de gradualismo e proporcionalidade na adoção de medidas integradas em planos de contingência internos, não se verifica à data, evidência de que a suspensão da utilização de registo biométrico reduza o risco de infeção quando comparado com todas as superfícies e objetos potencialmente contaminados em ambiente das unidades de saúde.

Dito isto, todas as unidades de saúde devem adotar as medidas organizacionais que se revelem necessárias a garantir de forma regular a disponibilização de solução antisséptica de base alcoólica junto destes sistemas, juntamente com informação sobre os procedimentos de higienização das mãos.

Solicita-se ainda a intensificação da higienização de superfícies e objetos que possam estar potencialmente contaminados.

Aos Profissionais de saúde recomenda-se fortemente a lavagem correta e frequente das mãos e a sua higienização com solução antisséptica de base alcoólica (SABA).”

Melhores cumprimentos,

Graça Freitas

Diretora-Geral da Saúde | Director General of Health



Presidente do CA e Diretor Clínico da ULS Matosinhos em mail geral, em 11 de março de 2020:

Boa tarde

Para que não haja dúvidas, encaminho email da Senhora Diretora-Geral da Saúde.

Com os melhores cumprimentos

Prof. Doutor António Taveira Gomes

Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Cirurgia Geral

Diretor Clínico

Presidente do Conselho de Administração



O Centro Hospitalar e Universitário de São João em aviso na sua intranet para todos os profissionais a 12 de março de 2020:
O Serviço de Gestão de Recursos Humanos vem por este meio informar que a partir deste momento se encontra suspensa a realização de registo biométrico através dos terminais disponíveis



Comentário:

O CHSJ já não tem solução antisséptica de base alcoólica ou quem a ele preside tem bom senso?

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio