Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Até à morte, soldado

18 março 2020
Até à morte, soldado
Assim intervém um médico num fórum médico da internet:
"Trabalho nos CHUC e, no meu serviço, já são 3 os colegas (1 confirmado, 2 a aguardar resultado embora clinicamente muito prováveis) com COVID-19 positivo. Durante a semana passada, vários de nós estivemos em contacto com estes colegas mas permanecemos assintomáticos. A Saúde Ocupacional foi informada da situação e, desde há vários dias, não entrou em contacto com nenhum dos médicos referenciados.

Hoje, a direção dos CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) , enviou-nos a seguinte circular:
No âmbito do Plano de Contingência COVID-19 e atendendo à evolução da pandemia e à escassez de recursos humanos, urge definir novos critérios de avaliação dos profissionais contactantes com casos suspeitos ou confirmados com COVID-19.

1. Profissional contactante sintomático  (febre, tosse e dificuldade respiratória), com início de sintomas após contacto:

a) Comunica ao Serviço de Saúde Ocupacional através do seu Responsável de Serviço;

b) Realiza teste para COVID-19 e aguarda resultado no domicílio.

2. Profissional contactante assintomático: Uso de máscara cirúrgica permanente (exceto casos em que outros EPI sejam recomendados) e mantém atividade profissional.

3. Sempre que um profissional assintomático, como referido no número anterior, desenvolva sintomatologia compatível com COVID-19 (febre, tosse e dificuldade respiratória), aplica-se o disposto no número 1.
Portanto, médicos assintomáticos trabalham (e disseminam COVID-19) até ficarem sintomáticos. É como na guerra - Até à morte soldado!"
As palavras desta noite do Sr. Presidente da República na sua alocução ao país são gratificantes, ao dizer que SNS fez e continua a fazer heroísmo diário.

Mas os médicos continuam a trabalhar desprotegidos.

Tudo mais cedo do que mais tarde, assim diz o Presidente da República.

Por isso pugna o SIM. Queremos heróis vivos e saudáveis. Porque sem médicos não vamos lá.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio