Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Médicos impedidos de requisitar testes à COVID-19 autonomamente em Viseu

29 março 2020
Médicos impedidos de requisitar testes à COVID-19 autonomamente em Viseu
A abertura da Área Dedicada COVID-19 (ADC) em Viseu no edifício da Segurança Social no dia 26 de março de 2020 parecia vir resolver o problema de atendimento aos doentes fora das unidades de saúde, com todo o equipamento necessário à realização de consulta e, se necessário, à realização do teste de despiste da COVID-19.

Infelizmente tal não se verifica, estando os médicos impedidos de requisitar os testes autonomamente. Apesar de a Norma n.º 004/2020 da Direção-Geral da Saúde estabelecer que os doentes com suspeita de COVID-19 devem ser submetidos a teste laboratorial, a requisição do teste fica em suspenso até que um validador, mesmo sem observar o doente, decida telefonicamente se o teste deve ou não ser feito.

A requisição dos testes está a ser barrada por "validadores" que, desrespeitando a norma da DGS, impedem a realização do teste.

A situação é de tal forma grave que o próprio Presidente da Câmara Municipal de Viseu alertou que "ao fim de 4 dias, com uma capacidade de 400 testes, só 100 foram realizados (parte dos quais, por iniciativa de particulares)".

O SIM apela às entidades responsáveis para que se ponha fim ao racionamento do número de testes e se aproveite a capacidade instalada, contribuindo dessa forma para o controlo desta grave epidemia.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio