Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: SNS e o prémio da Champions

20 junho 2020
Público: SNS e o prémio da Champions
Público, Editorial, 20 de junho de 2020, Ana Sá Lopes

Não há coisa mais deprimente no sistema político português que o ar basbaque dos nossos responsáveis a lidarem com o tema futebol, nomeadamente com "desígnios nacionais” como a realização da fase final da Liga dos Campeões em Lisboa.

A cerimónia pomposa no Palácio de Belém, com Presidente da República, primeiro-ministro, presidente da Câmara de Lisboa e presidente da Federação Portuguesa de futebol não deixou de ser um acto com travo terceiro-mundista.

Outra pérola foi o Presidente a relatar a excitação do primeiro-ministro a comunicar-lhe a notícia.

A realização da Champions é também um "prémio merecido para profissionais do Serviço Nacional de Saúde”. A sério? Os médicos e enfermeiros que dão o tudo por tudo na crise da covid-19 – e que já davam num Serviço Nacional de Saúde sobrelotado e subfinanciado – dispensam como "prémios” que um organismo internacional escolha Portugal para a realização de uma grande prova futebolística.

O que a pandemia veio ensinar é que o SNS tem escassos recursos e que para gerir a crise da covid-19 teve de adiar uma quantidade gigante de exames de diagnóstico, nomeadamente de cancro, que podem significar a prazo a vida ou a morte de cada doente. Se uma nova vaga do vírus aparecer no Outono – e a presente vaga ainda não acabou, como provam os números, particularmente de Lisboa –, vai o país dar-se ao luxo de voltar a "fechar” os hospitais? Como lidar com a covid-19 (que deverá ficar pelo menos ano e meio entre nós, fazendo contas optimistas à descoberta de uma vacina) e aguentar o SNS? Ora, o "prémio” para os profissionais de saúde e para os portugueses no seu todo é arranjar forma de dar resposta a estas questões. Para já, não se está a ver como, apesar das melhorias orçamentais.

Artigo completo em Público.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio