Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Comunicado do SIM Internos

18 outubro 2020
Comunicado do SIM Internos
A Comissão Nacional de Médicos Internos do SIM (SIM-Internos) esteve reunida, com parte da sessão aberta a todos os Médicos Internos Associados.

Esta modalidade de abertura das reuniões aos associados será mantida durante o restante mandato, e terá igualmente, sempre que possível, a presença de um elemento do departamento jurídico do SIM para esclarecimento de dúvidas que possam surgir.

Foi consensual durante toda a reunião que a pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios ao internato, que se tem agravado com diversos atropelos laborais e atrasos incompreensíveis à atividade dos Médicos Internos.

Assim, o SIM-Internos vem instar a que:
  • Sejam rapidamente definidas e divulgadas as normas que devem orientar a reestruturação dos estágios do internato médico suspensos ou alterados;
  • Sejam respeitadas, pelas instituições, as normas que legislam o trabalho médico no que diz respeito, em particular, aos limites de horário de trabalho e áreas de competência.
  • Sejam corretamente remunerados todos os médicos internos que realizam trabalho suplementar ou incómodo.
  • Haja celeridade na homologação das notas e na realização dos concursos para colocação dos recém-especialistas. Consideramos que não é admissível durar mais de um mês a simples afixação de uma lista seriada de candidatos a um concurso após as candidaturas terem terminado!
O SIM-Internos apela ainda à existência de efetivo diálogo entre os decisores e as estruturas representativas dos Médicos para que se possam ultrapassar de forma harmoniosa e com o menor impacto todos os constrangimentos que a pandemia causou, não só na normal atividade do SNS / SRS Açores / SESARAM, bem como no internato médico.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio