Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

SIM exige da Ministra clarificação da norma

19 outubro 2020
SIM exige da Ministra clarificação da norma
No dia em que Portugal passou à situação de calamidade,  a Direção-Geral da Saúde emitiu uma atualização da Norma n.º 004/2020 que dispensa teste de cura a infetados.

A partir desse dia, os médicos dão alta 10 dias depois sem necessidade de teste de cura e dessa maneira poderão voltar aos locais de trabalho, às escolas e a circular na comunidade sem restrições. Naturalmente com a máscara que sempre recomendámos.

Para grávidas, profissionais de saúde e trabalhadores dos lares, mantém-se a exigência de teste de cura.

Dado ser uma alteração estrutural (e não discutindo a qualidade e pertinência da norma) e o silêncio na divulgação da atualização desta Norma, o SIM apelou ao Ministério da Saúde e à Direção-Geral da Saúde para que, pelos canais de formação e de propaganda de que dispõe,  possa esclarecer a população dessa alteração.

Apelou ainda para que seja transmitida a dispensa de teste de cura às direções das escolas, associações de pais, associações empresariais e sindicais, direções dos lares, segurança social, bem como a comunicação social.

Essa divulgação/esclarecimento poderia mesmo ser feita já hoje na conferência de imprensa, já que os médicos têm despendido muito do seu precioso e escasso tempo para explicar isso aos seus doentes com COVID-19, aos seus familiares e empregadores.

O SIM espera que esta alteração não sirva para o Ministério da Saúde se congratular com o aumento exponencial dos curados, uma vez que o critério foi alterado. Tem é de se preocupar em tratar os doentes com COVID-19 e não-COVID-19 em vez de propaganda.


Ofício enviado à Ministra da Saúde

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio