Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

SIM saúda promoção dos Administradores Hospitalares em plena crise pandémica

03 dezembro 2020
SIM saúda promoção dos Administradores Hospitalares em plena crise pandémica
O Ministério da Saúde promoveu 83 administradores hospitalares, todos os que têm contrato na função pública, a maioria ao 3.º grau, mas também aos 2.º e 1.º graus, através do Despacho n.º 11813/2020, de 30 novembro e assinado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

O gabinete da ministra Marta Temido afirma que se trata "de um reconhecimento de competências e que não tem implicação salarial". Escusado será dizer que esta atenção e reconhecimento do que lhes é devido nada tem a ver com o facto de a Ministra da Saúde ser da carreira da administração hospitalar, tendo inclusive presidido à Associação Portuguesa Administradores Hospitalares.

O presidente desta Associação, ouvido pela Comunicação Social, sublinha que a medida não tem impacto salarial, mas estes administradores podem candidatar-se às vagas nos hospitais, o que será feito por concurso e, aí sim, haverá compensação remuneratória. Por explicar fica o porquê de as promoções terem carácter retroativo, uma delas a 1995.

Lamenta-se mais uma vez, e depois de tal já ter acontecido em passado muito recente com os Senhores Magistrados, o procedimento diferenciado para com os profissionais de saúde com funções assistenciais e que têm assegurado o funcionamento do SNS na sua mais grave crise, profissionais de saúde esses (médicos e todos os outros) que decididamente não são uma prioridade.

O Ministério da Saúde recusa-se a discutir a proposta do SIM para uma nova grelha salarial, prevista e assumida desde os acordos de 2012, em que foram introduzidos ajustes remuneratórios em função do acréscimo temporário de tempo de trabalho e de listas de utentes, ajustes e não revisão salarial sublinha-se e repete-se...

Esse facto tem contribuído para que não haja substituição dos médicos que vão saindo do Serviço Nacional de Saúde. Nos últimos quinze anos a perda do poder de compra dos médicos foi de 23% e isto ao mesmo tempo que a iniciativa privada, muito agressiva, os contrata pagando mais e dando-lhes melhores condições.

Mas a abertura agora manifestada para com os Administradores Hospitalares é, acreditamos, um bom prenúncio de que tal atitude vai ser generalizada.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio